BMW Driver Training alia técnica à frieza

|

Curso de direção da marca alemã está aberto a não proprietários de carros da montadora

Você já passou por uma situação de emergência ao volante? Algo além de uma parada repentina no trânsito ou de uma fechada? Bem, então é uma questão de tempo para que isso aconteça – e, infelizmente, nem todos os motoristas estão preparados técnica e psicologicamente para lidar com o imprevisto e acabam se envolvendo em acidentes que poderiam ser evitados. É com o objetivo de dar ao condutor de um automóvel ferramentas de controle emocional e de manuseio do veículo que atua o BMW Driver Training, curso de pilotagem da marca criado há 31 anos na Alemanha e ministrado há uma década no Brasil.

O Carro Online participou de um dia de aulas no Campo de Provas da Pirelli, em Sumaré, SP, e pôde comprovar na prática a importância de itens como freios ABS e controles de tração e estabilidade, além, é claro, de verificar a diferença entre realizar as manobras de forma correta utilizando técnicas de pilotagem e se “desesperar”. Ao volante de um BMW 130i, os alunos seguiam as orientações de Rodrigo Hanashiro, piloto de testes da BMW que já teve passagens pela Fórmula Renault européia e pela Stock Car.

O objetivo é claro: simular situações de emergência do dia-a-dia para que acidentes possam ser evitados. “Ninguém vai sair daqui piloto, mas vai ter mais técnicas para atuar em situações críticas”, explica Hanashiro. Os exercícios ensinam a frear, desviar de barreiras e controlar saídas de frente e de traseira. “Quando um obstáculo entra na sua frente, por exemplo, você não deve olhar para ele. Se olhar, acaba atingindo. Você deve olhar para a alternativa ao problema, ou seja, para o espaço onde vai colocar o carro”, recomenda o piloto.