Sistema faz com que motorista não perca a atenção no trânsito

|




A Dalgas criou o Auto HUD, um sistema de segurança que promete manter a atenção do motorista na estrada durante o máximo de tempo possível. Com ele, as informações importantes para o condutor são projetadas no pára-brisa, na altura da visão, parecendo estar flutuando na frente do carro, para que ele não tenha que tirar os olhos da estrada. O preço sugerido é de R$ 640.

De acordo com um levantamento feito pela Universidade de Berkeley, Califórnia, o motorista demora cerca de dois segundos para olhar os instrumentos no painel e voltar a focar a visão na estrada. Neste intervalo, o veículo percorre cerca de 15 metros a cada meio segundo em uma velocidade de 100 km/h e quando volta a focar a estrada já percorreu 60 metros. Durante este espaço de tempo, um pedestre, um animal ou outro carro pode aparecer subitamente a sua frente. Se mantiver os olhos na estrada, poderá reagir mais cedo. O fabricante promete um tempo de meio segundo com o Auto HUD.

O Auto-HUD da Dalgas é composto de um módulo eletrônico de 12 volts e um projetor, instalado no painel atrás dos instrumentos. O acessório possui dois alarmes de velocidade que podem ser utilizados para evitar multas na estrada ou na cidade. O motorista pode programar H (alta) para velocidade máxima ou estrada ou L (baixa) para velocidade mínima ou para a cidade. O controle da luminosidade pode ser automático ou manual.

Fonte: icarros