Audi inventa o conversível off-road

|


Protótipo Cross Cabrio Concept mescla o teto retrátil com a suspensão elevada e a tração 4x4 dos utilitários – modelo é o primeiro a acessar o Google Earth.

A indústria automobilística não tem mais o que inventar. A recente tendência a misturar estilos de veículos produziu modelos interessantes como o Murano, mostrado aqui recentemente. Mas agora a fusão de DNAs diferentes tem dado origem a carros impensáveis.

A Audi, por exemplo, revelou nesta quarta-feira, no Salão de Los Angeles, o Cross Cabriolet quattro, nada menos que uma mistura de um conversível com um jipe! Acredite ou não, é isso que faz o novo modelo: tem capota retrátil e tração 4x4. Só fica difícil imaginar alguém enfrentendo uma estrada de terra engolindo poeira...

Claro, ninguém em sã consciência faria uma coisa dessas, embora usá-lo na praia como um uma espécie de buggy não seja uma idéia absurda. Na verdade, é fato que um carro como esse tem mais o caráter de status como chamariz do que necessariamente a necessidade de usar seus recursos.

Como todos os protótipos da Audi, o Cross Cabriolet não esconde seu lado comercial, ou seja, é muito provável que ele entre mesmo em produção embora há quem diga que ele é, na verdade, o Q5, um crossover que brigará de frente com o BMW X3. Nesse caso, a capota conversível sairia de cena assim como seriam 4 portas a fim de deixá-lo mais convencional.

Potencial ele tem, sem dúvida: com um motor V6 3.0 litros de 240 cv, o modelo atinge 240 km/h de máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Suas dimensões são generosas, com 4,62 m de comprimento, 1,91 m de largura e 1,63 de altura.

Um diferencial interessante nele é que trata-se do primeiro veículo a acessar o popular Google Earth, o atlas tridimensional com informações de todos os tipos.