Sucessor do Kia Cerato é revelado

|

Modelo sedã se chamará Forte e começará a ser vendido na metade de 2009 nos EUA

A sul-coreana Kia revelou nesta quarta-feira (2) as primeiras imagens do sedã Forte, modelo que, como o portal Carro Online já havia antecipado, substituirá o Spectra nos EUA, também vendido aqui no Brasil, porém com o nome Cerato. Com traços que lembram o esportivo conceitual Koup, o Forte será o responsável por estrear a nova grade frontal da marca, com uma espécie de “H” escurecido sustentando o logotipo da Kia.

No mercado norte-americano, o Spectra é um dos modelos mais vendidos, por isso o Forte receberá uma atenção especial por lá, inclusive podendo ser oferecido com carrocerias cupê e hatchback. É esperado que o modelo seja oferecido, inicialmente, com motor 1.6 l de 4 cilindros e 125 cv. Um outro bloco mais potente, possivelmente 2.0 l, poderá entrar em produção logo em seguida. Até mesmo uma versão turbinada, segundo a mídia especializada internacional, poderia estar nos planos da montadora.

No Brasil, a Kia comercializou 591 unidades do Cerato no acumulado de janeiro a maio, com uma média de 120 veículos ao mês. Oferecido nas versões manual (R$ 49 900) e automática (R$ 54 900), é equipado com motor 1.6 16V de 121 cv. De série ele já oferece airbag duplo, MP3 player, trio elétrico, ar-condicionado e direção hidráulica, dentre outros itens. Um de seus apelos de venda é a garantia de cinco anos oferecida pela fábrica. A assessoria de imprensa da Kia no Brasil informa que, até o momento, não há previsão de chegada do Forte ao país.