Lotus cria o “ecológico” Eco Elise Concept

|

Modelo da marca terá, inclusive, um painel solar para geração de energia

Motores híbridos, como o do Toyota Prius, elétricos, como o do Tesla, células a hidrogênio, como a dos BMW Hydrogen 7. Estas são algumas das tendências já conhecidas da “corrida verde” vista hoje na indústria automobilística. E agora essa lista de tecnologias ganha mais um conceito: o do carro totalmente ecológico.

A Lotus apresentou na última quarta-feira (9) um protótipo que não só busca reduzir as emissões de CO2 e o consumo de combustível como tenta ser sustentável em todos os aspectos. O Eco Elise Concept é construído com materiais que não agridem o meio ambiente, como cânhamo (tipo de erva), lã, sisal e tintas a base de água. Além disso, o carro passou por uma redução de peso e ganhou um indicador de mudanças de marchas, que auxilia o motorista a fazer as trocas nas rotações adequadas e contribui para a diminuição do consumo e da emissão de poluentes. A lista se completa com o painel solar instalado no teto do esportivo, cuja energia captada é usada em seus dispositivos eletrônicos.

Com as modificações, o Eco Elise perdeu 32 kg em relação ao Elise S, que tinha 860 kg. Com essa redução, ele ficaria ainda mais rápido que o irmão, cujo motor 1.8 l de 4 cilindros e 136 cv o leva de 0 a 100 km/h em cerca de 6s. E os Lotus sustentáveis não irão parar por aí. Mike Kimberley, CEO do grupo, afirmou que a empresa deve seguir adiante com a agenda ecológica, depois da exibição oficial do Eco no Salão de Londres, neste mês.