Conheça a Van chinesa Effa ULC

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Veículo da Effa Motors chega com o preço de R$ 27.980 e rádio de série. Carro tem boa dirigibilidade, mas dispensa potência, conforto e acabamento mais apurado.

Apesar do sucesso na década de 1990 do modelo Towner, da Ásia Motors, nenhuma montadora nacional tentou se aventurar no nicho do mercado de pequenas vans. Para “preencher o buraco”, a Effa Motors decidiu investir na versão van da linha ULC Urban Light, que conta também com picape e furgão. O veículo chega com o competitivo preço de R$ 27.980 e rádio de série.



Durante o percurso, no bairro do Sacomã(onde foi testada), Zona Sul da capital paulista, a van se mostrou confortável para o motorista, por causa da boa visibilidade e do banco bem posicionado. Já o motor deixa a desejar na subida, embora seja um pouco mais potente que o da Towner, com quatro cilindros em linha, 47 cavalos de potência a 5.000 rpm e 7,4 kgfm a 3.500 rpm de torque. Detalhe: o motor fica embaixo do banco do motorista.



Se for levada em conta a proposta de ser utilizada comercialmente para o transporte de passageiros, a van cumpre seu papel no perímetro urbano. Ou seja, esqueça trajetos longos em estradas, porque ela foi projetada para a cidade e chega a apenas 100 km/h.



Os pontos fracos da van estão no nível de ruído, acabamento e acomodação dos passageiros. O barulho é constante, mesmo que o veículo ande em linha reta e não passe por buracos — o que é bem difícil em São Paulo.Já os materiais plásticos da parte interna têm rebarbas, a moldura de borracha da parte envidraçada não é fixa adequadamente (solta com um simples toque) e a tapeçaria é bem simples (o que já era de se esperar em um veículo com tal proposta de utilização).



Porém, o que deixa a desejar mesmo é o conforto para o passageiro. O carro tem capacidade para acomodar sete pessoas: duas na frente, duas no meio e três atrás. Durante o teste drive apenas seis conseguiram entrar no carro.Só é possível acomodar três passageiros na última fileira caso se trate de três crianças ou pessoas muito magras. Inclusive, o projeto original chinês conta com três lugares também no meio, o que foi considerado pela Effa Motors inviável no mercado brasileiro.