Porsche 911 recebe novo câmbio e injeção direta

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Motores de 3.6 l e 3.8 l utilizados pelos esportivos trazem melhorias

A Porsche anunciou na manhã desta sexta-feira (6) a “nova geração” dos seus modelos da linha 911. As principais novidades estão na introdução da injeção direta de combustível nos tradicionais motores de configuração boxer (cilindros contrapostos na horizontal) de 3.6 l e 3.8 l e no novo câmbio automático de dupla embreagem com 7 marchas chamado comercialmente pela marca de PDK, sigla para Porsche-Doppelkupplung.

O principal motivador dessas mudanças para a Porsche foi a necessidade de tornar seus modelos mais econômicos e, conseqüentemente, menos poluidores. De acordo com dados da montadora, a inclusão dessas novas tecnologias surtiu efeito. O 911 Carrera Coupé, por exemplo, equipado com o novo propulsor 3.6 l e a transmissão PDK, conseguiu uma média de consumo de 10,2 km/l com uma queda na emissão de dióxido de carbono da ordem de 15%.

E se engana quem pensa que essa melhora na eficiência veio a custo de perda na potência. A nova geração do boxer 3.6 l, com injeção direta de combustível, está 20 cv mais potente, desenvolvendo agora 345 cv. Já o bloco 3.8 l ganhou 30 cv e passa a entregar 385 cv. O Carrera S, equipado com ele, agora ultrapassa os 300 km/h de velocidade máxima, segundo a Porsche.

Para provar a eficiência do câmbio PDK, a fabricante alemã informa que o Carrera Coupé equipado com a nova caixa de dupla embreagem conseguiu acelerar de 0 a 100 km/h em 4s5, tempo 0s2 mais rápido que o da versão com câmbio manual de 6 velocidades. A Porsche oferecerá, como opcional, o sistema Sport Chrono Plus com o Launch Control (controle de largada), que, acoplado ao PDK, não permite que as rodas girem em falso em uma aceleração mais forte. Com esse dispositivo, o mesmo Carrera Coupé baixou o tempo, registrando 4s3.


Externamente, os veículos da linha 911 receberão pequenas mudanças na dianteira e na traseira (não especificadas pela montadora) e a aplicação de leds nas lanternas e faróis, que também passam a contar com lâmpadas bi-Xenon de série. O Carrera Coupé terá preço sugerido de 69 600 euros (cerca de R$ 180 000) na Europa. Tanto o Carrera Cabriolet como o Carrera S custarão 78 000 euros (aproximadamente R$ 200 000) e o top de linha Carrera S Cabriolet chegará ao mercado do Velho Continente por 88 000 euros (R$ 225 000).