Golf estréia motor 2.0 Total Flex e versão GT

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Modelo da VW atinge 120 cv de potência e 18,4 kgfm de torque com nova unidade

A Volks anunciou nesta segunda-feira (16) duas novidades para seu hatch médio Golf: a adoção da tecnologia bicombustível no motor 2.0 l e a versão GT para os modelos equipados com esse propulsor. De acordo com a marca, a potência da nova unidade EA 113 2.0 Total Flex manteve os 116 cv com gasolina da versão anterior, mas agora a5 250 rpm – antes ela era atingida a 5 200 rpm. Com álcool, porém, o ganho foi de 4 cv: 120 cv na mesma rotação. O torque foi elevado de 17,3 kgfm a 2 400 rpm para 17,7 kgfm a 2 250 rpm com o combustível fóssil. Com o derivado da cana, ele atinge 18,4 kgfm também a 2 250 rpm.

As mudanças ainda atingiram o escalonamento das marchas, que sofreu alterações na 4ª e na 5ª velocidades. Segundo a Volkswagen, isso contribuiu para a diminuição do consumo e do ruído do Golf e para o aumento da velocidade final, a exemplo do que aconteceu com a aceleração. A máxima anterior, de 195 km/h, passou para 200 km/h com gasolina e 203 km/h com álcool, enquanto a aceleração caiu de 10s4 para 9s8 e 9s6. O consumo médio em percurso cidade-estrada, com marca anterior de 13,3 km/l, melhorou para 13,7 km/l com petróleo. Abastecido com “cana”, o Golf roda 11,1 km/l no trajeto combinado. A relação de compressão foi elevada de 10,3:1 para 11,5:1 – os números de ruído não foram divulgados.

Fabricado no México, o motor 2.0 do Golf ganhou tecnologia bicombustível desenvolvida pela Volkswagen do Brasil. O processo contou com o acompanhamento de engenheiros do país norte-americano, da Alemanha e também da Audi AG, marca pertencente ao grupo. “Trocamos os materiais de pistões, anéis, válvulas, assentos de válvulas, comando de válvulas e coletor de admissão. A árvore de manivelas também é nova. Agora ela é forjada, enquanto a antiga era fundida”, explica João Alvarez Filho, gerente executivo de planejamento e desenvolvimento do powertrain.

Versão GT: : Posicionada entre a opção Sportline, equipada com motor 1.6, e a GTI, que traz propulsor 1.8 l 20V turbo, a versão GT do Golf traz como principais equipamentos de série rodas de liga de 16”, grade frontal com pintura diferenciada, faróis e lanternas traseiras com máscara escura, detalhes internos em alumínio escovado, bancos dianteiros com revestimento combinado de couro e tecido, soleiras das portas de alumínio com a inscrição “GT”, ar-condicionado Climatronic e o Sistema Interativo I-System

Entre os opcionais, há piloto automático, teto solar elétrico, módulo tecnológico (sensor de chuva e retrovisor interno anti-ofuscante automático) e CD player Double Din, com sistema bluetooth integrado e entradas para cartões de memória tipo SD card e dispositivos USB. A montadora ainda não divulgou o preço da nova versão e se houve alteração de valor na opção de entrada