C30 2.0, a nova aposta da Vovo no Brasil

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Na década de 1980, parece que havia uma espécie de acordo entre a Volvo e a indústria cinematográfica de Hollywood, afinal, quem nunca deixou de reparar nas tradicionais peruas quadradonas que algumas dedicadas donas-de-casa utilizavam para levar os filhos na escola? Pois é, com o passar dos anos, a fabricante sueca quis ir além e conquistar não só as mamães, e, sim, um público mais jovem. A grande aposta veio na forma de um ousado hatchback de 3 portas chamado C30.



Lançado na Europa no final de 2006, o modelo tem conquistado um bom número de compradores a cada mês no país graças à desvalorização do dólar perante o real. Não que ele seja barato: é necessário desembolsar R$ 89 933 para adquirir a versão de entrada do carro – equipada com motor 2.0 l 16V que desenvolve 147 cv de potência e 18,8 kgfm de torque – igual à testada por nós e apresentada nas fotos ao lado. Com pretensão esportiva, o pequeno Volvo ainda oferece a versão intermediária equipada com motor 2.4 l de 5 cilindros e 172 cv de potência por R$ 118 500 e a top de linha 2.5 l turbo, também com 5 cilindros e mais potência (233 cv), a um custo de R$ 127 900.

Equipado de série com airbags frontais e laterais, ar-condicionado automático, trio elétrico, piloto automático e até mesmo o sistema WHIPS de proteção contra lesões na coluna cervical, o C30 2.0 tem no console central vazado um de seus destaques. A fina extensão do painel agrupa os comandos do ar-condicionado e rádio CD player e ainda deixa espaço para um pequeno porta-objetos atrás da peça. O conjunto confere um toque de modernidade no interior, que conta com o revestimento de carpete vermelho no assoalho.


Fora isso, predomina o uso de plástico em cores escuras, o que confere uma sensação de sobriedade ao interior. Os bancos de couro oferecem um apoio excelente para os ocupantes, principalmente o encosto de cabeça nos assentos dianteiro. Vale frizar que o C30 mais parece um veículo na configuração “2+2” com capacidade para quatro ocupantes. Um terceiro passageiro no banco trás só viajará com conforto se for uma criança.



Na parte externa, o que mais chama atenção no carro é a traseira, com as lanternas avançando sobre as colunas laterais, o largo pára-lama ao redor das rodas e a tampa do porta-malas, feita de vidro. Por conta desse detalhe, o C30 possui uma espécie de lona que cobre todo o compartimento para não deixá-lo a mostra. De fácil utilização, é possível dispensá-la caso o proprietário equipe seu veículo com película de controle solar nos vidros. A frente ostenta o consagrado estilo Volvo, sem grandes arroubos estéticos. Já a lateral possui um ressalto na linha de cintura que cria um efeito de robustez ao conjunto.