Pagani Zonda Roadster F, o conversível mais rápido do mundo

|



Automóveis superesportivos com certeza são os carros mais exclusivos do mundo. Quando este tipo de carro só tem poucas unidades fabricadas anualmente, a preços absurdos e por indústrias especializadas no assunto, esta exclusividade torna-se ainda maior, uma verdadeira jóia rara sobre rodas. Para pouquíssimas pessoas terem o prazer de ver, quanto mais de ter. Dentro dessa lista, algumas marcas de automóveis pouco conhecidas que fabricam veículos quase que artesanalmente, como Pagani, a Saleen, e a sueca Koenigsegg são destaques nesse mundo diferenciado.



Sem desmerecer seus fabulosos concorrentes, a Pagani destaca-se em mais um quesito. Ela simplesmente tem a seu favor o Zonda Roadster F, o conversível mais rápido do mundo! A nata da velocidade sem capota a mais de 300 km/h.



Para conseguir tal proeza, a montadora italiana pediu uma “ajudinha” para seus vizinhos alemães. Com o tecnológico e potente motor 7.3 l V12 AMG, da Mercedes, o roadster ganhou 650 cv de potência. Exagerado? Agora, esperem para saber os números deste Zonda na pista.

Com esta fera, não falamos em 0 a 100 km/h e sim em 0 a 200 km/h velocidade que é alcançada em apenas 9s8, simplesmente uma piada. Em mais alguns poucos segundos, o carro já estará excedendo os 300 km/h. Não se esqueça, tudo isso com a capota aberta. A máxima, que é um recorde mundial dos conversíveis, é de incríveis 345 km/h. Um superesportivo de arrancar os cabelos, literalmente.


Mas não vamos dar todos créditos ao potente V12 da AMG. Claro, esse motor é fantástico, mas não podemos esquecer que para um automóvel chegar a esses números, apenas um belo “coração” não é suficiente. O importante é todo o conjunto, e o “corpinho” pesa nessa hora. A carenagem do Roadster F é feita de fibra de carbono, assim como parte do chassi central e do interior do cockpit. Por isso o carro consegue ser tão leve, pesando apenas 1230 kg. Suas formas também levam em conta a aerodinâmica necessária para alcançar tanta velocidade em tão pouco tempo.



Internamente, o veículo continua sendo espetacular, com muita personalidade, misturando agressividade, beleza e luxo. Atrás do volante, a visibilidade é privilegiada, algo incomum para um esportivo. Alguns instrumentos internos como pedais, volante e câmbio são o que melhor remetem à idéia de um veículo de pista.



Além disso, o Roadster F consegue oferecer toda estabilidade, dirigibilidade e performance do F cupê, mas com o prazer de guiar com o “furacão” passando pelos cabelos. Um dos mais rápidos, mais exclusivos, mais potentes e mais caros conversíveis do mundo. O que mais você pode querer?



Fonte: Terra