Mercedes-Benz ML 320 CDI

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Para ampliar sua participação no segmento dos utilitários esportivos, um dos que mais crescem no Brasil, a Mercedes-Benz acaba de importar o ML 320 CDI, a versão a diesel do luxuoso SUV alemão (por R$ 289,9 mil).

Com isso, a Range Rover Sport (que é mais barata, com preço sugerido a partir de R$ 275 mil) não reina mais absoluta no mundo dos jipões premium movidos a diesel. O automula andou no novo modelo em uma pista off-road montada no terreno da unidade da Mercedes-Benz, em Campinas (SP), e estradas da região.

A novidade se restringe ao motor V6 turbo common-rail, que entrega 224 cavalos de potência e 52 mkgf de torque, já que os equipamentos de série são os mesmos encontrados na versão a gasolina ML 350 (V6 de 272 cavalos) – apresentada em 2007.

Destaques para o câmbio automático de sete velocidades com alavanca na coluna de direção e opção de trocas no volante; faróis bi-xenônio com facho inteligente; tração 4x4 integral; airbags frontais, laterais e de cortina; sistema de regulagem de velocidade em declives íngremes; freios ABS com auxílio de frenagem de emergência; controle de estabilidade, entre outros.

Como Rússia, África do Sul e Austrália também possuem um diesel de baixa qualidade, o desenvolvimento do motor compensou. Com a adoção de um novo catalizador e de um filtro separador de água, porém, a tecnologia Bluetec (de motores diesel ecologicamente correto, adotada na Europa) não serve para o Brasil. Mas a montadora afirma que a emissão de poluentes é 50% menor que a exigida pela legislação.

A expectativa da Mercedes-Benz é vender 300 unidades do ML 320 até o final do ano, ou seja,
60% das vendas da família ML – que inclui os modelos a gasolina 350 (V6 de 272 cavalos), 500 (V8 de 388 cavalos) e AMG 63 (V8 de 510 cavalos).

Com a estratégia de comercializar a versão diesel pelo mesmo preço da V6 a gasolina, essa meta deverá ser alcançada. Isso porque, em ação, o motor mostrou boa elasticidade, com prontas arrancadas e retomadas, além de ser bastante silencioso. Não chega ter a suavidade dos modelos a gasolina, mas está a anos luz dos antigos e barulhentos motores a diesel. É bem verdade que os compradores de Mercedes-Benz ML não estão lá muito preocupados com o preço do combustível, mas a maior autonomia do modelo a diesel é uma vantagem e tanto.

Com um tanque cheio (95 litros), o ML 320 percorre 978 quilômetros em uso misto, contra 803 quilômetros do ML 350. Ou seja, uma vantagem de 175 quilômetros rodados a cada tanque. Se a economia não for prioridade, esses número significam menos paradas em postos de combustível. Questão de conforto e economia, mesmo que indireta. Afinal, tempo é dinheiro.