Luz de Xenon é realmente uma boa escolha?

|



É cada vez mais comum encontrar veículos nas ruas das cidades ou nas estradas utilizando faróis com uma cor mais azulada e iluminação mais forte, conhecidos como “xenon”. Muitos carros importados, como BMW e Mercedes, já estão saindo das fábricas com esse tipo de farol. Apesar de sua utilização ser aprovada por alguns, este tipo de acessório tem gerado muita reclamação por parte de outros motoristas, que alegam dificuldades de enxergar nas ruas e estradas quando cruzam com carros que utilizam faróis modelos xenon.

Segundo as legislações vigentes no Brasil, os kits entre 6000k e 8000k são permitidos tanto na cidade quanto na estrada. Quanto aos kits de 10000k e 12000k são de uso restrito (fora de estrada), ou para carros em exposição. Na maioria das cidades européias, americanas e japonesas o uso dos kits entre 10000 e 12000k tem se tornado freqüente. As leis daqueles países têm sofrido mudanças recentes visando à regulamentação e regularização dos kits existentes. O uso de kits xenon de 10000k e de 12000k no Brasil pode ser regulamentado em breve, visando critérios de segurança aos seus motoristas. Um fato importante é ter sempre em mãos, junto ao documento do veículo, a nota fiscal do produto adquirido.



Caso apanhado em fiscalização é sujeito à multa e apreensão do carro até que seje mudado o tipo de farol, multa de R$127,00 reais e 5 pontos na carteira. Portanto, fique esperto na hora de colocar o Xenon no seu carro, certifique-se de que ele não poderá trazer sérios danos a quem vem de frente.

Fonte: 1 e 2