A Ferrari F430 Scuderia, versão especial da F430, foi apresentada por Michael Schumacher no Salão de Frankfurt, em agosto do ano passado. Dez meses depois, a série mais nervosa do modelo responsável por 75% da produção comercial da Ferrari chega ao Brasil e começa a ser vendido nesta sexta-feira (11) por aqui.
A Scuderia traz o mesmo bloco V8 4.3 l da “irmã convencional”, porém com ajustes, como uma taxa de compressão superior. Assim, o motor passou dos 490 cv para 510 cv a 8 500 rpm, com torque de 47,90 kgfm. O desempenho também é favorecido pelo baixo peso (1 350 kg) e pelos dispositivos eletrônicos que equipam o esportivo. O câmbio automático de 6 velocidades conta com o software F1 Superfast para mudanças de marcha, que permite trocas em 60 milésimos de segundo. A tração fica a cargo de um sistema que integra o diferencial eletrônico E-Diff e o controle de tração e estabilidade F1-Trac.
Os “cavallinos” do propulsor e a tecnologia auxiliar fazem a Scuderia ir de 0 a 100 km/h em 3s6 e atingir uma velocidade máxima de 320 km/h, mostrando que a esportividade extra não está só no visual. Mas ele também sugere a agressividade do modelo, com suas faixas cinza de ponta a ponta, rodas douradas, entradas de ar dianteiras e ponteiras de escapamento maiores.
A F430 Scuderia, de R$1,6 milhão, ao lado dos modelos F430, F430 Spider, F599 GTB Fiorano e F612 Scaglietti, deve levar a Ferrari a vender 40 carros no Brasil até o fim do ano.
|