novo Fiat Palio Adventure

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Modelo Locker tem boa mecânica, mas peca no acabamento.
Carro apresenta o novo sistema de bloqueio de diferencial.

Para quem gosta de andar na terra, o novo Palio Adventure Locker 1.8 é a alternativa mais próxima a um off-road no mercado nacional, o que dará dor de cabeça principalmente à Ford, fabricante do concorrente EcoSport. A perua aventureira consegue mostrar que não é mais um carro maquiado com itens de utilitário. Mas, assim como o EcoSport (com tração 4x2), é preciso prudência. Quem quer andar com o carro na lama precisa saber usar com moderação

Classificado como um SUV Light pela Fiat — e não mais um station wagon —, o carro com tração dianteira 4x2 vem equipado com bloqueio de diferencial, que permite desatolar o veículo. Ou seja, em condições de perda de aderência, o sistema divide e distribui o torque entre as duas rodas, assim, a roda com menos aderência passa a girar rapidamente, enquanto a outra se mantém parada. O bloqueador de diferencial existe justamente para eliminar esse efeito. Anulando o funcionamento do diferencial, o torque se iguala entre os dois semi-eixos, tornando possível que a roda com mais aderência gire e mova o veículo.

A convite da montadora, o andou no novo modelo em vias acidentadas do município de Ipojuca (PE). A primeira prova foi em uma pista off-road montada pela própria Fiat com a finalidade de testar o Locker. Com o carro atolado, basta acionar o botão “ELD ON” no canto esquerdo do painel. Quando ligado o blocante, um aviso sonoro e outro luminoso no painel avisam que o motorista pode acelerar para sair do atoleiro. Quando o veículo atinge 20 km/h o sistema desliga automaticamente.

Na pista preparada pela Fiat foi bem fácil. Sem nenhum esforço, o carro seguiu na estrada. Entretanto, na segunda parte do teste de avaliação, feito em vias de terra e estrada asfaltada da região, não se pôde esperar o desempenho de um 4x4 e “mergulhar” o veículo na lama. Teve carro que precisou ser guinchado por um caminhão para sair do buraco.