A Chrysler apresenta nesta quinta (17) e sexta (18) à imprensa online sua linha 2008, que inclui veículos das marcas Dodge e Jeep. As novidades são o sedã de luxo 300C V6, a minivan Town&Country e o Jeep Cherokee Sport. A apresentação inclui também o hatch retrô Chrysler PT Cruiser, os Jeep Grand Cherokee e Wrangler e a picape Dodge Ram.
Estes são os primeiros movimentos da Chrysler no Brasil após a negociação que dissolveu sua ligação com a Daimler (no Brasil, Mercedes-Benz) e passou seu controle a um fundo de investimentos -- uma transação cuja consolidação final acontece até junho deste ano.
Em termos mercadológicos, os destaques entre os veículos são os Chrysler 300C e a Town&Country. O primeiro porque passa a oferecer um motor menor, de seis cilindros, além do V8 já conhecido por aqui; e o segundo por entrar na briga de um segmento, o de minivans grandes, que começa a esquentar com a chegada da Renault Grand Scénic e a possível vinda de alguns modelos de outras marcas.
Já o Cherokee Sport voltou 90% renovado, curiosamente para ganhar uma cara mais "antiga" -- ou seja, mais parecida com o jipe "roots" que habita a imaginação da maioria dos consumidores.
O motor do 300C de seis cilindros tem capacidade de 3.5 litros e potência de 249 cavalos, ante os 5.7 litros e 340 cavalos do propulsor HEMI do V8. O sistema de gerenciamento que desliga metade dos cilindros deste em situações de pouca exigência inexiste no novo e menor motor.
Com uma impressionante lista de equipamentos de série, o sedã grande tem tudo para se "popularizar" de vez como um carrão de diretoria (encarando Chevrolet Omega, Volkswagen Passat V6 e Honda Accord V6), especialmente porque a versão de seis cilindros tem um preço mais competitivo: R$ 139,9 mil, contra os R$ 169 mil do V8. Detalhe: o carro é feito na Áustria, mas os motores têm origem nos Estados Unidos (V6) e México (V8).
Já a Town&Country, nova denominação para a quinta geração da Grand Caravan, tem capacidade para sete pessoas e, segundo a Chrysler, oferece 35 novos itens no modelo 2008. Um destaque do trem de força (o motor é um V6 de 3.8 litros, que gera 193 cavalos) é a nova transmissão automática de seis marchas, com opção de trocas manuais e alavanca convenientemente instalada no painel. Passear dentro desse carro pode ser doce, mas seu preço é salgado: R$ 189,9 mil.
|